Notícia

  • 23 novembro 2015
  • Realeza
Hackers invadem e bloqueiam sistema interno da Prefeitura de Realeza
Os servidores da Prefeitura de Realeza (PR) foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (23), quanto iriam iniciar seus trabalhos.
Hackers invadiram o sistema interno do município e todas as atividades do setor de contabilidade, tributação e licitação estão travados.

Para ter acesso a sistema é necessário uma senha. Por uma mensagem em inglês, o grupo pede um "resgate" de três mil dólares.

De acordo com um técnico no setor, mesmo que o pagamento fosse feito não há garantia que os arquivos sejam liberados.

O prefeito Milton Andreolli, descartou totalmente a possibilidade de pagamento, "registramos um Boletim de Ocorrência junto a Delegacia de Policia de Realeza, que fará o comunicado a Delegacia de Crimes Cibernéticos em Curitiba e aguardaremos as recomendações que serão repassadas pelas autoridades competentes", conclui o prefeito.

Especialistas em direito digital, dizem que crimes assim têm se tornado comum e cada semana surgem novos casos, e mesmo as empresas que fazem backup não estão livres destes hackers. Nesse caso há dois crimes, invasão de dispositivo informático, mais extorsão de dinheiro.

A pena para extorsão é prisão de quatro a dez anos. Já o outro crime tem pena de reclusão de três meses a um ano, mais multa.


Fonte: Assessoria/Prefeitura
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.