Notícia

  • 17 julho 2014
  • Realeza
Campanha, em Realeza, incentiva doação de cabelo para crianças com câncer
A cidade Realeza se mobilizou para participar de uma campanha que pode transformar a realidade de crianças com câncer. Promovida por professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, a campanha incentivou a doação de cabelo para confecção de perucas, que serão destinadas a crianças com câncer, submetidas à quimioterapia. Um "salão de beleza" foi montado no saguão do Bloco A, do Campus Realeza, nessa terça-feira, para facilitar as doações.

O trabalho iniciou por volta das 14 horas, sendo finalizado apenas às 23h30min. Nesse período de tempo, aproximadamente 114 pessoas, entre adultos e crianças, participaram da campanha. O corte do cabelo foi feito pela cabeleireira profissional Beatriz Sierota e sua equipe. Foram arrecadados cerca de cinco quilos de cabelo, que será destinado a ONG Cabelegria, com sede em São Paulo, para a confecção das perucas.

A solidariedade das pessoas superou as expectativas, como explica a professora Adalgiza Pinto Neto, participante da campanha. "Foi uma grande surpresa ver tanta gente mobilizada em contribuir com apenas um pouco de cabelo. Esse ótimo resultado só foi possível pela generosidade de todos, por isso, agradecemos imensamente a contribuição de cada um", comentou.

Entre os doadores, estava a história curiosa da empregada doméstica, Tereza de Goes dos Santos, que tinha uma promessa: deixar sempre o cabelo com corte na altura do ombro, após se curar de uma doença. "Eu tinha esse propósito, cumpri a promessa. Fiz uma confissão com o padre que disse para cortar o cabelo quando achasse a hora certa. Ouvi no rádio sobre a campanha e decidi que esse dia chegou. Vou doar o cabelo para uma causa justa e especial", explicou.

Sensibilizada com a campanha, também estava a dona de casa, Rozani de Carli Casiraghi, e sua filha Eduarda, de 10 anos. "Minhas filhas têm uma boa saúde e a gente está ajudando essas crianças tão inocentes que ficam carequinhas devido a essa doença. Vamos ajudar a fazer uma peruquinhas para elas, que alegria, me sinto feliz", disse a mãe. A filha que doou o cabelo acrescentou: "uma criança sem cabelo deve ficar muito triste, então acho que ela pode voltar a ficar feliz com uma peruca".

De acordo com a ONG Cabelegria, são necessários cerca de 200 gramas de cabelo para se confeccionar uma peruca. Qualquer tipo de cabelo pode ser doado, mesmo que contenha química ou tintura, e o comprimento mínimo para doação é de cerca de 10 centímetros. Basta amarrar o cabelo cortado e enviar pelo correio para o endereço da ONG. Todos os doadores recebem um certificado fornecido pela Cabelegria como uma maneira de agradecimento.

Quem não pôde participar da campanha na UFFS, pode acessar o site da Cabelegria (www.cabelegria.com.br) e encontrar outras formas de contribuir.

Informações e fotos: Assessoria/UFFS
ImagemImagem
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.