Notícia

  • 17 setembro 2021
  • Clima Tempo
Em dois dias, choveu quatro vezes mais que todo mês de agosto no Sudoeste

O volume de chuvas tem sido expressivo nos últimos dias em Francisco Beltrão. De acordo com os dados do Simepar, entre terça-feira e ontem, à tarde, havia chovido 165,4 milímetros no município. O volume acumulado de chuvas de setembro já atingiu cerca de 200 milímetros, de acordo com IDR/ Iapar; volume três vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto, que foi de 49 milímetros.

Segundo os dados da Coasul, o volume de chuvas também foi expressivo em outras cidades do Sudoeste entre os dias 13 e a manhã de ontem.

 

Eneas Marques: 115 mm; Renascença: 110 mm; Bom Sucesso: 107 mm; Marmeleiro: 100 mm; Salto do Lontra: 97 mm; Chopinzinho: 90 mm; Flor da Serra do Sul: 87 mm; Itapejara do Oeste: 78 mm; Verê: 72 mm; Dois Vizinhos: 66 mm; Ampere: 58 mm; Boa Esperança do Iguaçu: 58 mm; Saudade do Iguaçu: 58 mm; Nova Prata do Iguaçu: 55 mm; São Jorge do Oeste: 52 mm.

 

Essa chuvarada toda é importante porque ocorre no início do plantio da safra de verão e deve amenizar o longo período de estiagem pelo qual a região passa. O gerente regional da Sanepar, Valdir Dalsente, explica que em oito a dez dias os mananciais já devem ser impactados pelas chuvas, que também ajudam a recuperar áreas de captação de água para consumo humano.

 

Os dados do Simepar indicam que o tempo deverá manter-se instável nos próximos 15 dias em todo o Sudoeste. As chuvas deverão dar uma pequena trégua no fim de semana, e ocorrerá um aumento significativo nas temperaturas, mas há previsão para mais chuvas ao longo da próxima semana.


Fonte: JORNAL DE BELTRÃO | Foto: Leandro Czerniaski/JdeB
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.