Com o objetivo de compreender e potencializar ações no campo da Educação em Ciências Naturais, professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza e Erechim (RS) - criaram um grupo de pesquisa na área.
O GPECieN reúne professores e acadêmicos das áreas das Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática. O grupo abriga cinco linhas de pesquisas que envolvem formação de professores, processos de ensino e aprendizagem, propostas curriculares em Ciências, entre outras.
A intenção para desenvolver o GPECieN partiu da necessidade coletiva de procurar compreender a área das Ciências e a formação de professores, já que esse último é um dos objetivos dos cursos de graduação da UFFS. "Os cursos nessa área do conhecimento têm características, metodologias e epistemologia próprias, o que legitima a pesquisa nesse aspecto. Além disso, o grupo articula licenciandos, professores da escola da Educação Básica e professores da universidade num movimento coletivo e cooperativo a respeito da docência em Ciências Naturais", explica um dos líderes do grupo, professor Jackson Luís Martins Cacciamani.
Outro objetivo é contemplar projetos de pesquisa nas cinco linhas propostas. O primeiro deles é "A história da Educação Química no Brasil: Dos questionamentos de uma ciência à consolidação de grupos de pesquisa e seus estudos na área", coordenado pelo professor Bruno dos Santos Pastoriza, também líder do grupo de pesquisa.
"O GPECieN servirá como um guarda-chuvas de vários projetos, todos voltados para as áreas das Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática", comenta.
Informações: Jornal De Beltrão