Notícia

  • 21 junho 2013
  • Realeza
Professores de Capitão Leônidas Marques participam de formação em alimentação e nutrição no Campus Realeza
Com a proposta de contribuir com a formação dos professores das redes municipais de ensino da região, o curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza está desenvolvendo o Projeto de extensão "Formação de professores em alimentação e nutrição para o Ensino Fundamental nas escolas municipais da mesorregião de Capanema". Na noite de quinta-feira (20), cerca de 20 professores da cidade de Capitão Leônidas Marques participaram do curso, no auditório do Campus.

Integrando o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan), o projeto é composto por quatro oficinas, que abordam temas como promoção da alimentação saudável, guias alimentares, fast-food, alimentos industrializados, transversalidade no ensino de português e matemática, qualidade da alimentação, higiene, cultura e alimentos regionais. A carga horária da formação totaliza oito horas.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cassiani Gotâma Tasca, a formação de professores em alimentação e nutrição foi baseada a partir de um projeto de iniciação científica feito em 2011, pelos professores do curso de Nutrição da UFFS. "Nesse estudo analisamos o conteúdo dos livros didáticos do ensino fundamental das escolas municipais de Realeza e também fizemos entrevistas com professores da rede, o que percebemos foi a ausência de formação na área nutricional", explica.

Além de atender os professores do município de Capitão Leônidas Marques, o projeto já foi ministrado nas cidades de Realeza e Pranchita. "Nossa intenção é levar a formação para outros municípios que compõem a mesorregião de Capanema, para isso ainda estamos estabelecendo parcerias com as Prefeituras da região", comenta Cassiani.

Outros objetivos do projeto são promover a interação entre universidade e comunidade, e oportunizar aos acadêmicos do curso de Nutrição a vivência com a prática profissional, já que são eles os responsáveis por ministrarem os conteúdos aos professores da rede municipal de ensino. Participam do projeto as estudantes da sétima e quinta fase do curso, como bolsistas Cristyiane Santini e Bruna Martini, voluntárias Maiara Gambatto, Daiane Silva e Mayara Heilmann.
Informações: Assessoria


Imagem
Imagem
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.