A campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil terminou na semana passada e o Paraná quase alcançou a meta de imunizar 95% das crianças com idades entre seis meses e menos de 5 anos.
Em Realeza a meta foi ultrapassada e chegou aos 100% segundo a enfermeira Talita Tremea.
No Estado até agora 93% delas foram vacinadas, mas a expectativa é que já na próxima semana, mesmo com o fim da campanha a meta seja alcançada.
"O Estado do Paraná, não só com a questão da Poliomielite, mas em relação também a vacina da Influenza H1N1, nós fomos um dos primeiros estados em matéria de cobertura vacinal", destaca João Luiz Crivellaro, que é coordenador do Programa de Imunização da secretaria de Saúde.
Conforme o coordenador, o que atrapalhou um pouco foram às chuvas das últimas semanas. "O Paraná tem sofrido nos últimos dias com as chuvas e isso é um dos indicadores que nos coloca em uma possibilidade da baixa cobertura que é de 93%".
O último caso registrado de Poliomielite foi há 25 anos, porém ainda existe preocupação da Secretaria de Saúde. "Ainda existem 35 países no mundo em que o vírus da polio está circulando, então temos que fazer o nosso papel e evitarmos a entrada desse vírus no nosso País".
Mesmo com o fim da campanha os pais podem levar as crianças para serem imunizadas nos Postos de Saúde.
Informações: Redação e Catve.tv