"Entre o ideal e o real: Reflexões Geográficas em Prol do Direito à Cidade". Este foi o título escolhido para a Proposta de Intervenção Pedagógica da professora Maria Vanete de Siqueira, de Geografia, participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná, realizado com os professores do Colégio Estadual João Paulo II, de Realeza.
Esta proposta de intervenção aconteceu por meio de um estudo com os professores de Geografia, Sociologia, Filosofia e História do Colégio Estadual João Paulo II. Devido ao interesse pelo tema, também participaram professores de outras disciplinas, como Língua Portuguesa, Arte, Matemática e Educação Física.
Durante sete encontros na escola e mais uma aula de campo foi desenvolvido um estudo sobre as leis que regem o desenvolvimento urbano, especialmente a Constituição Federal, com seus Artigos 182 e 183, o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor de Realeza.
O objetivo principal foi a formação para a cidadania, bem como o conhecimento sobre o direito à cidade. "Consideramos que se incluirmos assuntos sobre a vida urbana, direitos do cidadão e planejamento urbano nas diversas disciplinas, poderemos estimular os alunos a conhecer, a questionar e refletir sobre a cidade em que vivem, oportunizando para que estes consigam avaliar as condições de vida em sua cidade e buscar alternativas para melhorá-las, bem como perceber a importância de lutar pelos seus direitos, fortalecendo a luta pelo direito à cidade", disse a professora Maria Vanete de Siqueira.
Informações: Jovana Dengo e JNT