Notícia

  • 15 maio 2024
  • Geral
Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, continua fechado por tempo indeterminado

Com o fechamento, por tempo indeterminado, do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por conta das chuvas que vêm atingindo o Rio Grande do Sul, os aeroportos regionais começaram a receber novos voos comerciais. O objetivo é diminuir o impacto do fechamento do terminal localizado na capital. Há dez dias o Salgado Filho não recebe voos.

 

Aeroportos que receberão novos voos

 

Administrados pelo governo do Estado:

Passo Fundo: receberá 16 novos voos semanais
Santo Ângelo: dois novos voos semanais


Administrados pela CCR Aeroportos:

Pelotas: receberá cinco voos semanais
Uruguaiana: três novas rotas

 

Municipais:

 

Caxias do Sul: 25 voos semanais
Santa Maria: dois novos voos

 

"Os aeroportos regionais cumprem um papel fundamental neste momento de crise, recebendo voos comerciais que permitem o deslocamento de pessoas - além de missões humanitárias, tão importantes agora. Isso reforça o compromisso do governo do Estado com investimento em infraestrutura, nos últimos anos", destaca o titular da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella.

 

Desde o começo das enxurradas que vêm atingindo o Estado, o segundo maior terminal do interior do Estado, o Aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, está servindo de base para reabastecimento de aeronaves que estão atuando nas ações de resgate. "O Lauro Kurtz se transformou em uma importante ligação aérea do Estado com São Paulo, por exemplo", afirma Costella.

 

Os demais aeroportos administrados pela Selt (Torres, Capão da Canoa, Canela, Erechim, Carazinho e Rio Grande) estão operando normalmente. O de Rio Grande, que estava fechado para obras, foi reaberto em 10 de maio.


ANAC suspendeu voos com origem e destino no aeroporto de Porto Alegre

 

A fim de resguardar os interesses dos usuários do transporte aéreo, a ANAC determinou a suspensão imediata da comercialização de passagens aéreas para voos com origem e destino no aeroporto de Porto Alegre.

 

A proibição da comercialização de passagens, que vigorará até nova avaliação pela agência, abrange todos os canais de comercialização, inclusive sistemas que disponibilizem vendas por terceiros, como agências de viagem e outros intermediários que possam comercializar os bilhetes. Com isso não será mais possível neste momento comprar qualquer passagem para Porto Alegre, independente da data.

 

A LATAM já informou que recebeu e está cumprindo a decisão da ANAC. No site da Azul as compras para Porto Alegre também foram suspensas e é redirecionado automaticamente para o Aeroporto de Florianópolis. Na GOL também não são listados voos para a capital gaúcha.

 

Os esforços estão concentrados, neste momento, na oferta de voos para fazer frente ao fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre) em decorrência de alagamento e cuja situação só poderá ser analisada após a diminuição do volume de água no terminal e da avaliação dos danos ocorridos.

 

Reembolso e prioridade de atendimento

 

Ainda com foco nos passageiros diretamente atingidos pelo cancelamento de voos do Aeroporto de Porto Alegre (Salgado Filho), a ANAC analisou solicitação das companhias aéreas e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e reconheceu que alteração do contrato de transporte não deverá ter custo adicional para passageiros que adquiriram bilhetes aéreos com destino final no Rio Grande do Sul. Não haverá custo para remarcação de voos com prazo de até um ano da data original. O reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado será total, sem cobrança de taxas.


Fonte: Assessoria / Foto: Maurício Tonetto/Secom
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.