Um casal de São Mateus do Sul, no sul do estado, encontrou nesta quarta-feira (16), um pedaço de metal retorcido, com cerca de quatro metros de comprimento, que eles acreditam ser lixo espacial. O material está em uma propriedade rural.
De acordo com a empresária Joseane Maria Franco Portes, o objeto foi encontrado por acaso, quando o marido dela, João Ricardo Pacheco Porte, verificava as cercas da propriedade.
“Ele encontrou a peça e disse ‘Jô, achei um negócio no meio do mato, venha ver’. Aí eu fui e levei o celular. Mas não tive coragem de encostar”.
João Ricardo, que é mecânico e trabalha com erva-mate, encontrou o objeto na manhã desta quarta-feira (16), enquanto percorria a propriedade da família. “No começo pensei que fosse uma barraca”, comenta.
A peça encontrada em São Mateus do Sul mede aproximadamente 4 metros de comprimento e 6 metros de diâmetro.
Em entrevista ao Portal G1 no dia 8 de março, o astrônomo indicado pelo Observatório Nacional, Carlos Rutz, explicou que o lixo espacial pode ser de restos de um foguete da SpaceX. “Trata-se do corpo de um foguete do Falcon 9, que foi lançado no dia 19 de dezembro de 2021, na Califórnia [EUA], com o objetivo de levar satélites Starlink, que vão trazer internet para todo o planeta”, disse.
O produtor rural afirma que ouviu um grande barulho da possível queda do lixo espacial no dia em passava pela região.
Após encontrar o material, Joseane entrou em contato com a reportagem da RDX informando o ocorrido.
Fonte: Oeste Mania | Foto: Portal RDX