A Coasul Cooperativa Agroindustrial anunciou a implantação da FFO – Fábrica de Farinhas e Óleos, em São João, no Paraná. O novo empreendimento marca um passo na ampliação da cadeia industrial da cooperativa, agregando valor ao aproveitamento dos subprodutos do abate de frangos e fortalecendo o modelo produtivo integrado da Coasul.
Com investimento total de R$ 56 milhões, as obras da nova unidade tiveram início em 19 de setembro de 2024. A planta industrial contará com 2.985 metros quadrados de área construída e deve gerar 30 empregos diretos, reafirmando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento econômico e social do Sudoeste do Paraná.
Segundo o gerente de Divisão Industrial da Coasul, Márcio Reolon, além da excelente estrutura civil, a nova fábrica conta com equipamentos modernos e automação de última geração, garantindo eficiência, precisão e alto desempenho nos processos produtivos.
“A FFO vem para integrar a cadeia industrial da Coasul, agregando valor ao aproveitamento dos subprodutos do abate de frangos. Ela fortalece ainda mais o nosso sistema produtivo”, destacou Reolon.
Atualmente, o processamento desses subprodutos é realizado em parceria com terceiros, o que exige uma logística complexa, envolvendo o transporte do produto bruto e o retorno do produto acabado.
“Com a nova fábrica, teremos mais eficiência logística, reduzindo o número de caminhões nas estradas e otimizando o transporte”, complementou o gerente.
A indústria da Coasul gera, em média, 170 toneladas diárias de subprodutos, como vísceras, resíduos de carnes e ossos, penas e sangue. A nova planta foi projetada para absorver toda essa produção interna, atendendo às exigências do mercado — especialmente dos setores de farinhas de origem animal e óleos, com destaque para o mercado PET (alimentos para animais de companhia), que demanda altos padrões de qualidade e rastreabilidade.
De acordo com Reolon, o projeto é resultado de um planejamento técnico detalhado e de um sonho antigo da cooperativa. “Em dezembro, a Coasul completa 15 anos de abate de frangos, e essa nova etapa vem para complementar a cadeia industrial, fortalecendo nossa atuação e ampliando o valor agregado do processo”, afirmou.
Fonte: GAZETA DO POVO | Foto: Divulgação/Coasul