Notícia

  • 15 junho 2022
  • Sudoeste
Em seis meses, Sudoeste já registrou mais de 100 óbitos no trânsito

A região Sudoeste do Paraná, proporcionalmente à sua população, continua sendo uma das mais violentas no trânsito de todo o Estado. Neste fim de semana foram registrados diversos acidentes com mortes e feridos. Em Francisco Beltrão, por exemplo, são dois fins de semana seguidos com acidentes graves deixarando cinco mortos e quatro feridos. São 13 mortes desde o início do ano no município.

 

No início da noite de domingo, 12, por volta das 18h30, um acidente envolvendo três veículos, na Avenida Natalino Faust, entre a UPA e a rotatória de acesso ao Bairro Jardim Itália, teve desfecho triste. Um automóvel Gol, ocupado por quatro pessoas, se envolveu em acidente com um caminhão e uma Ford EcoSport.

 

Os irmãos Darci Vicente, 69 anos, e Manoel Vicente, 70 anos, que estavam no carro morreram no local. Outros dois foram socorridos com ferimentos. A previsão é que a cerimônia religiosa de corpo presente seja realizada às 9h de hoje,  em seguida o sepultamento. Darci, no cemitério da comunidade de São Marcos, e Manoel no Cemitério Municipal do Aeroporto.

 

Pelo Hospital Regional do Sudoeste, referência em atendimento a traumas, deram entrada 31 pacientes de sexta-feira a domingo, a maioria decorrente de acidentes de trânsito.

 

Do acidente de domingo à noite, a unidade hospitalar recebeu dois pacientes no setor de emergência, sendo que um foi levado à UTI adulto e outro permanecia até ontem, à tarde, no setor de emergência do hospital.

 

Mas por que morre tanta gente no trânsito da região?

De janeiro a maio já foram necropsiados nos dois institutos médicos legais (IMLs) (Francisco Beltrão e Pato Branco), 96 corpos oriundos de mortes no trânsito. Só em maio, último levantamento, morreram 17 pessoas na micro de Francisco Beltrão [sendo 13 do sexo masculino e quatro do sexo feminino; do total, 13 vítimas tinham 40 anos ou menos] e mais quatro na microrregião de Pato Branco.

 

Em junho, até ontem, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) somou sete mortes na região. Ou seja, são pelo menos 103 mortes neste ano, nas rodovias ou perímetro urbano dos municípios do Sudoeste. Para simplificar, a cada um dia e meio uma pessoa perdeu a vida em acidentes de trânsito.

 

Carla Rota, coordenadora do Debetran, diz que são vários os fatores que influenciam nos acidentes, porém causas associadas à embriaguez, ao não uso do cinto de segurança e o excesso de velocidade estão entre os determinantes para a gravidade das lesões e óbitos.

 

A diretoria do Hospital Regional, Cintia Ramos, acredita que se não fosse pelo Samu 192, o número de mortes no trânsito seria ainda maior, pois a agilidade do socorro às vítimas é fator preponderante para salvar vidas. Outro investimento que ajudou a melhorar o atendimento foi a ampliação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Até o início da pandemia, o HR contava com dez leitos, depois passou para 20. “Dez leitos são destinados preferencialmente para pacientes com covid-19 e sintomáticos respiratório, mas podem ser ocupados também por pacientes graves em conformidade com a autorização do médico regulador da macro Oeste”, comenta Cíntia. A taxa de ocupação do HRS gira em torno de 95 a 100% diariamente.


Fonte: JORNAL DE BELTRÃO | IMAGEM: SHUTTERSTOCK / REPRODUÇÃO INTERNET
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.