Notícia

  • 17 junho 2022
  • Sudoeste
Estudantes de Planalto conquistam o ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Treze alunos de escolas e colégios públicos da região foram reconhecidos como os melhores na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), promovida pelo governo federal e Instituto de Matemática Pura e Aplicada. A prova é realizada desde 2005 e só foi interrompida na edição de 2020 devido à pandemia. Os alunos premiados nesta semana fizeram as provas no ano passado.

 

Os 20 municípios de abrangência do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Francisco Beltrão somaram duas medalhas de ouro, uma de prata e dez de bronze. O núcleo foi reconhecido junto com o de Curitiba como um dos melhores do Estado em participação e resultados.

 

O destaque na região é a conquista dos estudantes Ana Laura Schuller Cattaneo e Kauan Gabriel Bantle Hiert, ambos do Colégio Estadual João Zacco, de Planalto. Eles estão entre os 500 melhores do País que obtiveram medalha de ouro a partir da nota nas provas da Olimpíada. “Parece simples resolver esse tipo de problema”, comentou Kauan, de 12 anos. A mãe de Ana Laura, a professora Silvana, disse que o resultado é consequência da dedicação da filha, muito comprometida com os estudos. “Ela é bem organizada e regrada, com todas as disciplinas da escola.”

 

De Realeza, o jovem Bruno May ganhou a terceira medalha da Obmep e pretende participar de mais provas da competição. “A Matemática está entre minhas matérias preferidas.”

 

Quem conquista medalha na olimpíada automaticamente ganha bolsa de iniciação científica Jr., do CNPq, além de garantir bolsa para pós graduação na área, futuramente. Os professores, escolas e até secretarias de Educação com os melhores indicadores também são premiados.

 

Plantar a “sementinha”

Para a professora Lurdinha Bertani, chefe do NRE, o resultado obtido pelo Núcleo é consequência de um trabalho em conjunto e que já mostrou que vem dando resultados. “Temos casos de estudantes medalhistas no passado que fizeram a iniciação científica, se tornaram professores, cursam mestrado ou estão aqui, hoje, com seus alunos. Essa é a sementinha que precisa ser plantada, para inspirar nossos jovens com seus talentos. É um trabalho que depende muito dos professores e da comunidade escolar, mas que nos orgulha.”

 

Os estudantes premiados receberam certificados, medalhas e uma cesta do NRE em evento realizado na tarde da última quinta-feira, em Beltrão. Pais e professores também participaram da cerimônia. Os dois alunos que obtiveram ouro na Olimíada de Matemática vão receber as medalhas em uma cerimônia nacional, ainda a ser marcada.


Fonte: JORNAL DE BELTRÃO | IMAGEM: Leandro Czerniaski/JdeB
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.