Notícia

  • 11 julho 2022
  • Fronteira
Faltam 53 metros para a Ponte da Integração unir as margens de Brasil e Paraguai

As aduelas da Ponte de Integração estão a apenas 53 metros da junção em seu trecho central, completando assim os 760 metros de extensão desta nova união física entre Paraguai e Brasil, ligando as cidades de Foz do Iguaçu a Presidente Franco, com previsão de inauguração ainda em 2022.

 

O assessor especial da Diretoria de Coordenação de Itaipu no Paraguai, Pánfilo Benítez, afirmou nesta semana que os trabalhos estão atualmente focados no lançamento do segmento 15 (que começou esta semana) no lado paraguaio da obra, e no segmento 17 na margem brasileira.

 

Essa nova ligação entre os dois países, a segunda pelo rio Paraná, é financiada pela Itaipu por cerca de 84 milhões de dólares e já está com mais de 86% de conclusão.

 

Benítez disse que a união das aduelas ocorrerá antes do mês de setembro e a culminação total do projeto no último trimestre do ano.

 

Ele explicou ainda que as aduelas são peças mistas pré-fabricadas (metal e betão) que vão moldar a futura via da ponte. A colocação destas estruturas iniciou-se em outubro de 2021, iniciando-se assim o chamado avanço livre na zona central da nova passagem fronteiriça. No total, devem ser colocadas 37 aduelas metálicas, 18 em cada margem do Rio Paraná e uma no centro (unirá as duas extremidades).

 

Cada peça, pré-fabricada no canteiro de obras, tem peso de 95 toneladas e tamanho de 11,90 metros de comprimento e 19,90 de largura. A aduela de junção terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Eles são integrados à superestrutura por meio de soldas especiais e apoiados pelos cabos de sustentação; além de ser complementado com concreto.

 

A Ponte de Integração terá 760 metros de comprimento, com vão central de 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura.


Fonte: PORTAL COSTA OESTE COM ASSESSORIA | FOTO: REPRODUÇÃO / PORTAL COSTA OESTE
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.