Com cerca de 30 mil unidades em funcionamento atualmente no país, os orelhões serão extintos até o fim de 2028, após os fins de contrato de concessão firmados em 1998. O serviço já teve mais de 1,5 milhão de terminais e foi lançado em 1972 através de um projeto nacional, feito pela arquiteta Chu Ming Silveira, chinesa naturalizada brasileira.
Os contratos antigos de concessão foram adaptados nos últimos anos, prevendo a extinção gradual dos telefones públicos dentro do plano de universalização do acesso de telefonia no país.
A Anatel declarou que atualmente está em debate o estímulo de investimentos em redes de suporte à banda larga, adaptando a concessão do sistema de telefonia fixa para modalidade de autorização, regida pelo regime privado. Cerca de 9 mil telefones de uso coletivo permanecerão ativos em cidades onde não haja ao menos o sinal 4G para a rede móvel.
Fonte: PP NEWS | FOTO: José Cruz/Agência Brasil