No dia 28 agosto deu-se por concluso a primeira fase da Operação Nascente Viva, que teve o apoio do 3 e 21 BPM, além do IAT e dos Ministérios Públicos das Comarcas. A ação contou com 20 equipes policiais e do IAT, atuando na totalidade dos municípios do Sudoeste paranaense. As ações serão corriqueiras, nos próximos meses, face a grande devastação ambiental na região, verificada in loco, pelos agentes que participaram da Operação.
Também de suma importância o início do Projeto Nascente Viva, na Comarca de Marmeleiro, numa parceria com MP e prefeituras locais, o qual visa imputar aos infratores de crimes ambientais a recuperação das nascentes degradadas naquela Comarca.
Segundo o Capitão César, Comandante da 5° Companhia de Polícia Ambiental: Os resultados expressivos da operação demonstram a necessidade do engajamento de forças de todos os setores da sociedade organizada, com vistas a minimizar os efeitos danosos da ação humana contra o meio ambiente regional. Nossa água na atualidade é nosso bem mais precioso e precisa ser preservado!
* Denúncias 181*
Resultados:
- 107 denúncias
atendidas;
-35 ocorrências com supressão de nascentes ou destruição de APP
-05 locais a serem refiscalizados
- 60 AIAs lavrados
- 02 flagrantes ( 4 presos)
-08 TCIP
-51 ofício de informação de crime ambiental ao Ministério Público;
- 13 metros cúbicos de araucária apreendida
-53 m³ de lenha nativa apreendida
- 64 sacos de carvão in natura
- 03 carvoaria interditada
- 01 pedreira clandestina interditada
- 03retroescavadeira , 02 trator de esteira e 02 tratores apreendidos
- 01 serraria móvel aprreendida
- 95 hectares de áreas degradadas embargadas.( 950.000 mil metros quadrados)
-Valor total dos AIAs: R$ 1.067.800 mil reais em multa.
Fonte: PM