Em assembleia de prefeitos, realizada nesta sexta-feira, 12/12, na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), o prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto foi aclamado presidente da Amsop para 2026, após concorrer em chapa única, tendo o prefeito de Itapejara D’Oeste, Vilmar Schmoller, como vice. Turatto é o segundo prefeito duovizinhense a presidir a Amsop, desde o fundador da entidade, Jaime Guzzo, em 1968.
O prefeito Turatto já estava como presidente interino da Amsop desde julho e, agora, assume efetivamente a presidência da entidade municipalista que, em 2026, irá completar 58 anos.
“Eu era o vice-presidente da Amsop até então, e, por força maior, tive que assumir a entidade nos últimos seis meses. Neste período, prossegui com o trabalho que vinha sendo realizado pelo competentíssimo presidente Clóvis Cuccolotto e, de agora em diante, o sudoeste tem outras pautas urgentes que precisam ser solucionadas através da união e força desta associação que é modelo no Paraná e no Brasil. Cito, como exemplo, o caso da liberação das carretas nove eixos em rodovias da região, pois, não conseguimos carregar a nossa produção. Tem a segurança pública, já que em municípios da região com 5 mil, 6 mil habitantes não tem um policial militar sequer, o que é inadmissível. E, também, a questão econômica dos produtores de leite, afinal, do jeito que está, estão querendo acabar com quem levanta às 4 da manhã pra produzir alimento”, detalhou o presidente eleito da Amsop, Luís Carlos Turatto.
Também em 2026, por ser ano de eleições estadual e federal, a Amsop irá editar a nova edição da Carta do Sudoeste, que desde 2002 apresenta as principais reivindicações da região aos candidatos ao governo do Estado.
“Para que aquele que for o próximo governador tenha este compromisso com as demandas do sudoeste. E, possamos dar continuidade a este salto de investimentos e desenvolvimento da gestão do Ratinho Junior”, assinalou Turatto.
O presidente Luís Carlos Turatto destacou, ainda, as grandes conquistas da Amsop para o sudoeste durante o ano de 2025, inclusive até de demandas antigas da região, como a conclusão da pavimentação em concreto da PRC-280, entre Clevelândia e Pato Branco; inauguração do asfalto entre Dois Vizinhos e Boa Esperança do Iguaçu, através do programa Itaipu Mais que Energia; assinatura de convênios que totalizaram mais de R$ 500 milhões entre a secretaria estadual das Cidades e os 42 municípios para obras de asfaltamento, e, também, R$ 170 milhões em máquinas, como caminhões, retroescavadeiras, motoniveladoras e pás carregadeiras, para os municípios através da secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento.
A nova Diretoria Executiva é composta, ainda, pelos prefeitos Ricardo Ortiña (Santo Antônio do Sudoeste), como 1º secretário, Marciano Vottri (Vitorino), é o 2º secretário, Anderson Barreto (Coronel Vivida), ficou como 1º tesoureiro e Hélio Surdi (Bom Jesus do Sul), o 2º tesoureiro.
Para o Conselho Fiscal, foram escolhidos os prefeitos Leandro Dorini (Mangueirinha), Douglas Potrich (Ampére), Álvaro Scolaro (Chopinzinho), Volmar Duarte (Salgado Filho), Gilberto Rossi (Sulina) e Edson Lupatini (Enéas Marques).
Fonte: AMSOP