Primeira montadora nacional de carros elétricos ficará no Paraná

quinta-feira, 25 de novembro de 2021 | Geral

O avanço dos carros elétricos abre novos caminhos para diversas empresas. Além dos grandes nomes do setor automotivo, outras marcas também pretendem competir nesse mercado. Dessa forma, novos projetos serão apresentados nos próximos anos. Entre eles, está o da primeira montadora nacional de carros elétricos que terá sede em Maringá, no Paraná.

 

A cidade de Maringá, interior do Paraná, foi o local escolhido pela primeira montadora nacional de carros elétricos para iniciar a sua linha de montagem. A informação foi confirmada pelo secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cardiolli em entrevista à CBN Maringá.

 

Durante a conversa, Cardillo afirmou que a empresa irá se instalar na cidade em abril de 2022. E a ação faz parte do investimento na industrialização da cidade, projeto que faz parte da aceleração econômica da região de Maringá, bem como outros setores, como saúde e tecnologia digital.

 

Hoje, 24 de novembro, um dos modelos produzidos pela empresa estará em exposição no Paço Municipal da cidade. Além disso, na próxima sexta-feira, 26, irá ocorrer na sala de reuniões da prefeitura, a primeira rodada de investimentos nessa linha.

 

“O que posiciona Maringá com uma economia forte é o agronegócio, sendo a nona cidade exportadora do Brasil e a 11ª importadora. Mas o setor de tecnologia digital vem se firmando como o segundo eixo importante da nossa economia. Nós entendemos que com o lançamento do Parque Tecnológico de Maringá, esse setor está muito associado a serviços, e nós pretendemos evoluir mais rapidamente também com a implantação de indústrias de alta tecnologia. Nesta sexta-feira vamos ter a apresentação de uma empresa que vai ser a primeira montadora de carros 100% elétricos fabricados no Brasil vem aqui para Maringá. Amanhã [dia 24] um protótipo desse automóvel vai estar em exposição na prefeitura, e na sexta-feira, na sala de reuniões, vai ocorrer a primeira rodada de investimentos, nessa linha”, afirmou o secretário durante a entrevista comandada por Luciana Penã.

 

O crescimento exponencial dos veículos elétricos

Durante o último ano, os carros elétricos têm ganhando notoriedade e cresceram na participação do mercado automotivo como um todo.

 

Em julho, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, divulgou um estudo sobre o futuro do segmento de híbridos e elétricos no Brasil. Segundo a análise feita pela Associação existem três grandes cenários possíveis para o país nos próximos 15 anos.

 

Hoje os modelos eletrificados representam 2% do mix de vendas de leves. Seguindo a lógica de crescimento atual, em 2030 eles representarão de 12% a 22%, dependendo dos cenários previstos no estudo, e de 32% a 62% em 2035.

 

Os lançamentos do mercado já se adaptam a nova realidade e apresentam linhas com versões híbridas e eletrificadas. Como o Novo Corolla Cross que possui a versão topo de linha com motorização híbrida. Bem como o mais recente lançamento da Kia, o Stonic, que chega em versão única também com motor híbrido.



Fonte: GARAGEM 360 | FOTO: PIXABAY

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br