O programa Siga Antenado beneficiou 1,9 mil famílias da região Sudoeste do Paraná com a instalação de antenas e receptores de sinal de TV digital. Somente em Palmas foram mais de 400 equipamentos instalados, de acordo com dados obtidos pela Rádio Club.
A Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela condução dos serviços na região, encerrou o programa beneficiando inscritos no Cadastro Único do Governo Federal de 41 municípios do Sudoeste Paranaense.
A EAF é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por operadoras de telefonia, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A entidade tem entre suas obrigações a mitigação e limpeza da faixa da radiofrequência dos 3.5 GHz, que possibilita a autorização para a implementação do sinal 5G. Parte desse trabalho envolveu a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital na residência de famílias de menor renda beneficiárias de programas sociais do governo.
Para ser contemplada, a família interessada devia entrar em contato com o programa, através de telefone ou canal na Internet, apresentar as comprovações de que se enquadrava nos critérios e realizar o agendamento da visita dos instaladores. Uma grande campanha de rádio foi veiculada durante o período de vigência do programa na região.
Dados obtidos pela Rádio Club de Palmas informam que 425 famílias do município foram beneficiadas. Em Clevelândia, mais de 220. Nos municípios de Bela Vista da Caroba, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, o programa contemplou mais de 100 famílias em cada. Em todo o Sudoeste, 1,9 mil famílias receberam os equipamentos de forma gratuita.
O desligamento definitivo do sinal das antenas parabólicas tradicionais será realizado até 31 de dezembro de 2025. A partir dessa data, todos as residências que ainda utilizam esse tipo de antena precisarão estar equipadas com antenas digitais para continuar acessando a TV aberta.
O programa Siga Antenado foi encerrado, dando lugar agora ao Brasil Antenado, que segue os mesmos moldes. Neste momento, o trabalho se concentra, principalmente, em estados nas regiões Norte e Nordeste do país.
Fonte: PORTAL RBJ | Foto: Divulgação/Siga Antenado