Para combater as fake news sobre saúde, o município de Realeza, abriu mais um canal de comunicação com a população. Qualquer cidadão realezense poderá adicionar o aplicativo.Este canal servirá exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso.
É um canal exclusivo e oficial para desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras. “As notícias falsas, as fake news, como estão sendo mais conhecidas, são uma praga da modernidade. Vem sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata.
Então, o novo canal da Prefeitura de Realeza chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública”, diz a nota da Prefeitura.
O Projeto Denúncia Fake News é organizado pela equipe da Secretaria de Saúde e a assessoria de comunicação da Prefeitura de Realeza. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é fake news ou não. Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura.
Fonte: JORNAL DE BELTRÃO