Realeza tem mudanças nos horários de coleta de resíduos nos bairros

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 | Realeza

O município de Realeza, que realizou alterações no acondicionamento do lixo que é produzido nas residências em cumprimento à Lei 1935/2021, sancionada pelo prefeito Paulo Bateria (Cidadania), em 27 de agosto de 2021, agora conta com um roteiro organizado para o recolhimento de todos os tipos de resíduos (orgânico, reciclável e rejeitos). A informação é de Marcos Pagliarini, engenheiro ambiental, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente de Realeza. Segunda-feira, 10, ele e a secretária da pasta, Michele dos Santos, participaram de uma live no Facebook, em que esclareceram sobre as novas formas de acondicionamento dos diferentes resíduos, com um balde branco de 20 litros para o lixo orgânico e um saco azul para o lixo reciclável. Foi feita ampla divulgação com uma cartilha, vídeos explicativos nas escolas e também orientações por meio de programa na emissora de rádio local.

 

Colocar o lixo sempre à noite

Marcos esclarece que orgânicos e rejeitos serão coletados nos mesmos dias e da mesma forma que já era feito antes. O que pode mudar, de acordo com ele, são os horários para as coletas. “Nos locais em que o caminhão passava cedo ou no fim da manhã, pode haver alteração. A gente pede que a população coloque os resíduos na noite anterior ao dia da coleta, como sempre orientamos.” Para Marcos Pagliarini, os coletores vão retirar o material, desde que tudo esteja sempre bem separado. Haverá ainda um caminhão para o orgânico e um caminhão para os rejeitos. “Isso é que vai alterar, mas os dias de coletas são os mesmos. Quem mora no lado da cidade na saída para Santa Izabel, vai ter a coleta nas terças e nas sextas. Quem mora na região da saída para Cascavel, segundas e quintas, conforme era antes.”

 

Alterações no lixo reciclável

O setor que conta com o maior número de alterações é o do lixo reciclável. Marcos conta que o recolhimento não acontece mais em duas vezes na semana em nenhum dos bairros do município. “Tivemos que fazer essa adequação até porque a geração desse tipo de resíduo não é tão grande e em dois dias não enchia o saco azul, por exemplo.” Segundo ele, apenas em dois locais acontece o recolhimento de recicláveis em duas vezes na semana. “Nas avenidas Bruno Zution e Rubens Caselani teremos coleta nas segundas e nas sextas. Nas segundas, a coleta será feita na região do Bairro Cazaca, desde o centro de eventos, Avenida Rubens Caselani se estendendo até a Rua Mauá, que costeia o lago municipal, e pega uma parte do Bairro São José.”

 

Da Rua Mauá até às margens com a rodovia, o recolhimento será realizado na outra parte do Bairro São José, bairros Nossa Senhora Aparecida, Industrial, Moretti 1 e 2. Nessa região, o recolhimento será nas terças-feiras. “A divisão agora é a Rua Mauá. Para que fique bem entendido: segundas-feiras é da Rua Mauá em direção ao centro de eventos e nas terças-feiras, da Rua Mauá, em direção à área industrial. A principal mudança é essa. Agora não temos mais aquele trecho central que antes era nas terças e quintas. É uma parte na segunda, região do Bairro Cazaca e terça, na região do Bairro Industrial”.

 

Tudo igual

Nas quartas-feiras, de acordo com Marcos, continua tudo como era antes. Na região central e nos bairros Padre Josino e João Paulo, permanece igual. Nas quintas-feiras os caminhões vão para o interior e vão fazer o recolhimento às margens da rodovia, na pedreira e no interior.

 

Nas sextas, continua da mesma forma que era antes, com coletas na Cidade Universitária, Araxá e Jardim Primavera. “Reforço o pedido para que a população coloque o resíduo na noite anterior ao dia da coleta, sempre bem separado. Estamos à disposição e aqueles que tiverem dúvidas, podem entrar em contato conosco por meio do telefone 3543-1122, ou pelo WhatsApp 98825-8467. Vamos esclarecer qualquer dúvida da população.”



Fonte: JORNAL DE BELTRÃO | FOTO: REPRODUÇÃO

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br