Notícia

  • 31 outubro 2020
  • Paraná
Reserva Indígena Mangueirinha apresenta surto de covid-19

Na última segunda-feira (26), 14 indígenas da comunidade Kaigang, residentes na Reserva Indígena Mangueirinha, testaram positivo para covid-19, confirmando assim um surto da doença na aldeia.

 

Conforme Ivoliciano Leonarchik, secretário de Saúde de Mangueirinha — município em que os casos foram confirmados — mais 11 índios aguardam o resultado para o exame de testagem do novo coronavírus. Até o fim desta tarde (30) os resultados ainda não tinham sido divulgados.

 

De acordo com o secretário, o vírus pode ter chegado na aldeia através de indígenas que trabalham em empresas da região Sudoeste, assim como também pode ter sido levado após viagens realizadas pelos índios a outros locais.

 

Do total de contaminados na aldeia, três estão internados em leitos de enfermaria de unidades de saúde de Mangueirinha. Os demais estão todos se recuperando em isolamento domiciliar.

 

Medidas de enfrentamento

Diante do grande número de pessoas contaminadas na aldeia de Mangueirinha, os três municípios da região que compreendem toda a extensão da reserva indígena — Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho — se reuniram na quinta-feira (29) para decidir medidas conjuntas de enfrentamento ao surto. Segundo Leonarchik, com a reunião, os municípios optaram por uma padronização de seus decretos.

 

Entre as medidas de combate ao contágio estão proibidos, por tempo indeterminado, celebrações religiosas, jogos de futebol, abertura de bares, eventos políticos, reuniões de qualquer natureza e a entrada de terceiros em toda a área da Reserva Indígena Mangueirinha.

 

“Além disso, fechamos as várias entradas da reserva, deixando apenas a entrada principal, localizada na sede da aldeia, em Mangueirinha, da qual contamos com uma barreira onde lideranças indígenas e professores realizam fiscalização”, contou.

 

Até que os casos sejam estabilizados na terra indígena, os índios só poderão entrar e sair do local para trabalhar, caso contrário todos devem ficar em isolamento domiciliar.

 

Boletim estadual

De quinta para sexta-feira, 74 novos casos de covid-19 foram contabilizados no sudoeste do Paraná. Com os contaminados, a região chegou a um total de 9.642 casos da doença. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

 

Do total de positivados, cerca de 87% já estão recuperados e 162 contraíram a doença, e em decorrência de complicações, evoluiu a óbito.

 

No Sudoeste, 6.653 casos do novo coronavírus são contabilizados na microrregião de Francisco Beltrão e 2.989 na regional de Pato Branco.


Fonte: DIÁRIO DO SUDOESTE
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.