Setembro marca a transição do inverno para a primavera no Paraná e promete trazer mudanças importantes no clima do estado. O mês já começa mais quente em relação a agosto e, ao longo das próximas semanas, a tendência é de chuvas mais frequentes, principalmente na segunda quinzena, de acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
O mês inicia ainda sob influência de massas de ar frio e seco que chegam do sul do continente. Isso provoca temperaturas baixas durante a madrugada e o início da manhã, além da formação de geadas em pontos isolados, principalmente nos Campos Gerais, região Sul e Metropolitana de Curitiba.
Apesar disso, as tardes já ficam mais agradáveis e com temperaturas mais elevadas em comparação ao mês anterior. A primeira quinzena de setembro ainda deve registrar poucos episódios de chuva, com predomínio de dias secos.
Segunda quinzena de setembro no Paraná indica previsão de chuva persistente
A partir da segunda metade do mês, as condições mudam. O aumento da umidade e o aquecimento da atmosfera favorecem o registro de precipitações mais frequentes, especialmente no Oeste e no Sudoeste do Paraná — regiões que devem registrar praticamente o dobro de chuva em relação a agosto.
Já nas áreas mais altas do estado, como no Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, o frio ainda pode ser sentido nas noites e manhãs. No entanto, as tardes devem ser mais agradáveis, marcando a transição definitiva para o clima típico da primavera.
Fonte: RIC.COM.BR | FOTO: Geraldo Bubniak/AEN