Nos últimos 10 dias, Santa Izabel do Oeste registrou 4 casos de dengue. Anteriormente um caso havia sido registrado, mas a pessoa não era residente no Município.
A secretária de saúde, Simoni Pilz, comenta que a situação preocupa e que se há casos confirmados da doença é porque os mosquitos já estão contaminados.
As equipes de endemias e agentes de saúde estão em mobilização no combate à dengue. Fica o alerta para que a população tome todo o cuidado na prevenção da doença. A única forma de evitar a dengue é eliminando os criadouros do mosquito.
Simoni explica que após o surgimento de um caso positivo, é realizada uma espécie de varredura em todo o quarteirão para realizar a remoção das larvas e de possíveis criadouros e em alguns casos a aplicação de um veneno específico.
Os principais sintomas relatados pelos pacientes são febre, dor no corpo, vermelhidão e coceira na pele, náuseas e vômito. Nos casos confirmados em Santa Izabel do Oeste, não foi necessária internação, mas os casos são considerados moderados pois apresentaram bastante desconfortos.
Os maiores focos estão sendo encontrados nas residências e nos terrenos, com 90% dos casos. Lixo descartado de forma incorreta e exposto à chuva, potes de água de animais, pneus, lonas e entre outros, são os possíveis criadouros mais encontrados.
Fonte: RÁDIO DANÚBIO AZUL