Notícia

  • 02 dezembro 2021
  • Sudoeste
Sudoeste: Programa CastraPet irá passar por Pérola do Oeste e Ampére

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, CastraPet Paraná, vai passar por mais cinco municípios em dezembro, antes de encerrar as atividades de 2021. Até o momento, mais de 24 mil animais já receberam o procedimento de castração gratuita ofertado pelo Governo do Estado desde 2019.

 

Os veterinários do programa iniciam os atendimentos nesta quinta-feira no município de Pérola do Oeste e seguem para Ampére, entre os dias 5 a 7; Santa Terezinha de Itaipu, de 9 a 12; Santa Helena, de 14 a 17; e Cambará, de 19 a 23 de dezembro. O CastraPet Paraná é um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, realizado em parceria com os municípios participantes. De acordo com o secretário da pasta, Marcio Nunes, o programa está alinhado com a política de Saúde Única, com atenção à saúde humana, ambiental e animal.

 

Durante 2021, o programa beneficiou milhares de tutores que não têm condições financeiras de pagar um procedimento de esterilização. É importante que os tutores respeitem a orientação de jejum absoluto de comida e água do animal antes da cirurgia. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia. Após o procedimento, o tutor recebe orientações sobre cuidados necessários pós-cirúrgicos e medicação. Os pets recebem, ainda, um microchip que contém dados para identificação no caso de fuga ou roubo do animal.


Fonte: ASSESSORIA | FOTO: Olovedog/istock
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.