Notícia

  • 05 agosto 2025
  • Sudoeste
Sudoeste: sistema de produção de leite passa por mudanças na região

A produção de leite na região Sudoeste do Paraná atingiu 1.159.000 litros em 2024. Na região de Pato Branco foram produzidos 298 milhões e litros e na região de Francisco Beltrão – Dois Vizinhos 861 milhões de litros. Na região de Beltrão houve um crescimento de 4% na produção e na micro de Pato Branco a produção praticamente teve um pequena queda de 299 para 298 milhões. Muitas propriedades estão migrando para os sistemas intensivos de produção.

 

Dados do VBP e estimativas da Seab
Os números fazem parte do novo relatório do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), divulgados no final de junho pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Os dados da produção agropecuária dos 399 municípios paranaenses são provisórios e podem ter ajustes já que há um prazo para as prefeituras pedirem a verificação dos números em algumas atividades.

 

Sudoeste lidera produção no Paraná
O Sudoeste é maior produtor de leite do Paraná e a atividade está presente em praticamente todos os 42 municípios. Em nível regional, o maior produtor de leite continua sendo o município de Francisco Beltrão, com quase 100 milhões de litros. Entre 2023 e 2024 houve um aumento na produção local de aproximadamente dois milhões de litros.

 

Sistemas intensivos ganham espaço
Conforme o Departamento de Economia Rural do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab) de Beltrão e Dois Vizinhos, em 2024 foram ordenhadas 166.190 vacas. Na região de Beltrão, 576 produtores rurais já atuam com sistemas intensivos de produção – confinamento de vacas – que proporcionam uma maior produtividade por animal. Porém, neste sistema o custo de produção é maior.

 

34.440 vacas
Antoninho Fontanella, técnico do Deral-Seab, diz que 34.440 vacas estão produzindo no sistema de confinamento.


Num cálculo a grosso modo, tomando-se por base o preço médio praticado pelos laticínios no ano passado de R$ 2,61/litro, pode-se dizer que a atividade movimentou, em recursos, aproximadamente R$ 2,2 bilhões na região de Beltrão-Dois Vizinhos.

 

Produtor de leite
Na comunidade de Seção São Miguel, em Francisco Beltrão, o casal Beatriz e Fagner Rotta mantém rebanho leiteiro juntamente com a família. Eles também adotam o sistema de produção em grande escala. A produção diária chega a dois mil litros/dia.

 

Região de Pato Branco
Na região de Pato Branco a produção de leite totalizou 298 milhões de litros. O município de Chopinzinho, com 43 milhões, é o maior produtor da região de Pato Branco.
Parte do leite segue das propriedades para as indústrias do Sudoeste e parte segue para laticínios dos estados de São Paulo, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Fonte: JORNAL DE BELTRÃO | FOTO: REPRODUÇÃO / JORNAL DE BELTRÃO
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.