A passagem de uma frente fria pelo oceano, combinada ao calor e à alta umidade, coloca novamente o Sul do Brasil em alerta para a ocorrência de tempestades durante o final de semana.
O cenário, segundo meteorologistas, favorece a formação de núcleos de instabilidade capazes de gerar rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo, especialmente na metade leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Para o setor agropecuário, que ainda contabiliza prejuízos de episódios recentes, a previsão acende mais uma vez o sinal de preocupação.
Os temporais mais significativos tendem a ocorrer no Centro, Sudeste, Vales e parte da Serra gaúcha, além do litoral catarinense.
Sudeste
A maior parte da região terá tempo firme pela manhã da sexta (28), mas as instabilidades crescem ao longo do dia, trazendo pancadas de chuva para o leste e norte de Minas, leste paulista, interior do Rio e Espírito Santo.
Triângulo Mineiro e boa parte do interior de São Paulo seguem estáveis, porém com umidade muito baixa, abaixo de 20% em alguns trechos. Rajadas entre 40 e 50 km/h no oeste paulista e litoral do Rio. Em São Paulo, capital, o sol predomina, com tarde quente e chance de pancadas isoladas no leste e litoral do estado.
Fonte: Agrofy News