A formação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico a partir da noite de sexta-feira (30) vai mudar o tempo no litoral do Sul e do Sudeste, neste fim de semana.
De acordo com informações do Climatempo, esse sistema não vai atuar diretamente sobre o continente, mas vai ajudar na formação de áreas de instabilidade sobre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Leia mais: Tufão, tornado, ciclone e furacão: qual a diferença?
Os mapas meteorológicos apontam que, entre a madrugada e a manhã de sexta, o dia começa chuvoso em áreas do litoral norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e no litoral sul de São Paulo.
Os temporais se espalham por Volta Redonda e podem alcançar a capital fluminense, com chuva forte, raios e rajadas de vento.
Frente fria associada ao ciclone extratropical
Durante o sábado, o ciclone extratropical continua sobre o oceano e gera uma frente fria na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, segundo apontam os dados do Climatempo.
O transporte de umidade do oceano para o continente que ocorre sobre o leste de São Paulo deixa o dia mais instável, com maior cobertura de nuvens e pancadas de chuva isoladas desde cedo, incluindo a Grande São Paulo.
No estado do Rio de Janeiro, o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e pode chover já pela manhã, incluindo o Grande Rio, mas as pancadas de chuva ganham força ao longo da tarde, especialmente no norte do estado.
Entre a tarde e a noite do sábado, os temporais também atingem áreas do sul do Espiríto Santo que podem vir pontualmente fortes, com raios e vento.
Ventos e mar agitado no Sudeste
Ainda de acordo com a Climatempo, durante o fim de semana, no sábado e no domingo (1), o ciclone extratropical se desloca em alto-mar, indo em direção à costa da região Sul, mas sempre afastado do continente.
Com isso, o litoral de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro terão rajadas de vento moderadas e ondas próximas de 1 metro.
Fonte: Marcia Bessa Martins